6 dez Gestantes

Atenção gestantes: protejam-se!


Por Desirée Encina, obstetra.

Verão chegando e com ele muito calor, chuvas e consequentemente mosquitos!

Diariamente, recebo em meu trabalho  muitas gestantes e mães com dúvidas sobre como se prevenir da Dengue e mais recentemente do Zika vírus, o que gerou a necessidade de passar informações importantes.

zika

Sabemos que o Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, sendo assim, as medidas gerais de prevenção já alertadas anteriormente à Dengue são válidas à Zika.  (Evitar agua parada, colocar areia nos vasos de flores, tampar caixas de água, evitar roupas coloridas e agarradas ao corpo, evitar perfumes fortes).

Além disso, temos que prevenir a picada do mesmo com o uso de roupas compridas, telas de proteção nas janelas e repelentes químicos.

São 3 tipos de repelentes que temos no Brasil:

- Icaridina

- DEET

- IR3535

A Icaridina ( “Exposis”) é eficiente contra o mosquito e de maior duração na pele, 10 horas.

O DEET é o mais facilmente encontrado ( “OFF, Autan, Repelex”) também é eficiente, mas a duração é menor em sua concentração de 15% presente  no Brasil, devendo ser reaplicado a cada 6h.

O IR3535 ( “loção anti mosquito Johnson”) tem duração muito curta, 2 horas, podendo deixar a gestante desprotegida. O mesmo acontece com os repelentes naturais, como citronela, que também tem absorção muito rápida, 20 minutos, por isso, não recomendados.

As gestantes devem usar repelentes desde o inicio da gestação.

Dessa maneira, o repelente mais indicado é a icaridina, devido ao seu maior tempo de ação.  É recomendado seu uso 1 vez ao dia e se a temperatura ambiente for superior a 30 graus, deverá ser reaplicado a cada 5 horas. O repelente deve ser usado diariamente. E pode ser usado também por crianças a partir dos 2 anos

Outro detalhe importante é que o mesmo deve ser usado após a maquiagem, hidratantes, protetor solar, entre outros cosméticos, ou seja, sempre o último produto a ser aplicado na pele!

Deixe seu comentário