Consultoria do Sono individual e personalizada: do nascimento aos 5 anos de vida.


O sono é importante para toda a família, e mais ainda para o desenvolvimento geral do bebê, que acabou de chegar ao nosso mundo, com tantas demandas e exposto a estímulos e ritmos tão distintos aos intrauterinos.

Pesquisas recentes demonstram que a persistente falta de sono contínuo e restaurador pode provocar alterações no estado do humor, problemas de aprendizagem, de concentração, déficit de atenção e memória. Hiperatividade, impulsividade, agressividade, obesidade, ansiedade. Enfraquecimento das funções metabólicas e imunológicas e na diminuição da qualidade da vida, em geral. Os reflexos dessa inabilidade com o sono podem surgir tanto na primeira infância como, repercutir na fase escolar e /ou na fase adulta. Uma boa noite de sono é fundamental para o repouso completo, a memória, o aprendizado e a consolidação de novas aquisições.

O ato de dormir, é uma atividade a ser aprendida pelo bebê/ criança, assim como o ato de alimentar-se com a colher; o uso do vaso sanitário; escovar os dentes entre outros.

O trabalho, da consultora do sono, como expertise, é o de informar os pais (com base em evidencias cientificas atualizadas), para que possam reconhecer as comunicações do seu filho (principalmente as relacionadas ao sono) e orienta-los e apoia-los, além de oferecer-lhes instrumentos para que possam criar condições ambientais que facilitem aos pequenos, aprenderem processualmente a dormir, de forma mais continua, com mais autonomia, sem stress. A Consultora do Sono realizará um estudo personalizado, a cada bebê e família; contendo sugestões de ajustes na rotina diurna e noturna (adequadas á idade e temperamento do seu filho), informação e orientação de como fazê-lo.

Após um primeiro contato breve, via celular, mensagem de texto ou e-mail, a consultora enviará a família uma apresentação da consultoria do sono com anexos contendo o passo a passo da consultoria, valores, modelo de rotina e questionário; a serem preenchidos pelos pais, informando á consultora, sobre a dinâmica familiar ,o temperamento, ritmo e dificuldades do bebê com o sono .
De posse de todas essas informações e de acordo com a idade e dificuldades do bebê/ criança, a consultora poderá realizar o estudo ,e produzir um Plano de sono contendo sugestões de ajustes na rotina, e formas de ensinar o bebê a dormir de forma mais continua e autônoma, .e toda a informação necessárias, para que os pais possam apropriar- se do conhecimento e coloca-lo em pratica. De acordo com a idade do bebê/ criança ,esse estudo detalhado será enviado á família, antes ou após uma consulta agendada presencial no consultório, ou via Skype (caso a família viva fora da cidade de São Paulo, em outro estado ou país) e tiradas as duvidas a família iniciará o processo. A consultora trabalhará com queixas como: organização de rotina e rituais, dificuldades para adormecerem, manterem-se dormindo de forma continua e com autonomia, regulação de mamadas ou desmame gradual, sono após introdução alimentar, associações do sono com dependência do mamar, do colo, do balanço, transição de berço, de quarto, etc. Inicialmente, é natural que o bebê/criança estranhe algumas das novas propostas, porém, com persistência e consistência nas ações, dos pais e cuidadores, essa fase logo passará. O bebê passando a entender as novas propostas irá adaptar-se as novas rotinas e rituais.

É importante frisar que o processo de educação do sono, será realizado, pelos pais e cuidadores do bebê. Durante todo o processo, em nenhum momento o bebê será deixado chorando sozinho, desamparado. A consultora poderá acompanhar o processo, oferecendo suporte e apoio, caso seja do interesse ou necessidade da família, via troca de e-mails diários ou consultas extras (presenciais ou via Skype).

Profissionais:

Maiana Rappaport

Psicóloga clínica pela PUC/SP e psicanalista pelo Sedes Sapientiae, especialista no atendimento à gestantes e mães no pós-parto. Realizou especialização em psicologia hospitalar pelo HC de São Paulo. Por oito anos, trabalhou como psicóloga na maternidade Amparo Maternal. Na Casa Curumim realiza atendimento psicológico no consultório à gestantes, pós-parto e casais. Atua como consultora do sono materno- infantil pelo International Maternity Institute (IMI). Coordena o grupo de pós- parto “Conversa de mães”, que tem como objetivo promover e estimular a livre expressão e a troca de experiências e emoções entre mães vivenciando o primeiro ano de vida de seus bebês. Realiza Oficina para as avós, com o objetivo de instrumentá-las, com reflexão e conhecimento atualizado, oferecendo apoio aos seus filhos, na ocasião do nascimento dos seus netinhos. Participa como orientadora dos grupos de gestantes e amamentação. Em situações específicas, oferece atendimento psicológico à domicilio e na maternidade. Mãe de 3 filhas, casada, adora estar com a família, conversar, sair com amigos, ler, passear, viajar, ir ao cinema e assistir a espetáculos de dança contemporânea.