Neonatologista


A neonatologia (do latim: ne(o) – novo; nat(o) – nascimento; e logia – estudo) é o ramo da Pediatria que ocupa-se das crianças desde o nascimento até 28 dias de idade (quando as crianças deixam de ser nomeadas recém-nascidos e passam a ser lactentes).

O trabalho do pediatra é essencial no momento do bem nascer. Sua atuação diferenciada contribui para garantir a preservação do que a natureza reserva para mães e bebês durante o nascimento. Cabe a esse profissional evitar as interferências causadas por procedimentos desnecessários ou inoportunos no nascimento.

Entre as suas atribuições primordiais está a de garantir um contato íntimo, pele a pele, da mãe com o bebê após o nascimento. Além satisfazer a vontade da maioria das mães de ver e tocar seu bebê logo após o parto, esse contato também é a melhor forma de proporcionar o equilíbrio da temperatura e dos sinais vitais do bebê, fato que já foi provado por pesquisas científicas desde 1995.

Profissionais: Dra. Ana Paula Martins, Dr. Alexandre Funcia, Dr. Douglas Nóbrega Gomes, Dr. Ricardo e Dra. Tiemi Yoshida.