Oficina Desenvolver Brincando


WhatsApp Image 2017-10-19 at 10.48.59
Coordenação:
Lucila Faleiros Neves – Fisioterapeuta
Vanessa Andrade Caldeira – Terapeuta Ocupacional

Brincar com o bebê fortalece o vínculo e favorece seu desenvolvimento. Sabendo disso, muitas famílias buscam ampliar o repertório de brincadeiras, saber mais sobre quais brincadeiras e brinquedos são de interesse do bebê em cada momento, como organizar o espaço de forma acolhedora, segura, desafiante e interessante. Para apoiar essas buscas organizamos essas oficinas com objetivos de:

Ampliar o repertório de brincadeiras
As brincadeiras são pensadas para cada faixa etária. Cada etapa do desenvolvimento traz interesses e necessidades específicas. Aspectos motores globais, coordenação motora fina, da linguagem, da cognição, visuais, auditivos, olfativos e sócioafetivos podem ser mobilizados por meio do brincar.
Brinquedos e brincadeiras são confeccionados ou realizados de forma simples utilizando recursos (como nosso corpo ou o corpo do bebê) e materiais do nosso cotidiano (como potes, panos, panelas, latinhas, etc).

Oferecer ambiente favorável para fazer

Na oficina
A oficina é um espaço estimulador e encantador para que o bebê faça por si só o que muitas vezes parece difícil, desafiador ou intransponíveis no ambiente familiar. Bebês que não gostam de ficar de barriga para baixo conseguem ampliar o seu tempo de permanência em posições desafiadoras nas atividades das oficinas. O interesse pelos coleguinhas e os estímulos diferentes daqueles que encontra em casa ajudam a superar os desafios.

Levando para casa
É comum que bebês, ao conseguirem realizar alguma ação ou brincadeira nas oficinas, passem a realizá-las também no ambiente familiar.
As famílias passam a reconhecer o quanto o ambiente influencia comportamentos, movimentações e explorações do bebê.

Aprimorar o olhar sobre o desenvolvimento do bebê
Identificar necessidades, interesses, desafios e desejos é fundamental no suporte ao desenvolvimento do bebê. O adulto deve apoiar e não fazer por ele, pois o bebê amplia gradativamente seu repertório de movimentação, cognição, comunicação a partir dos desafios emocionais, motores e cognitivos. Conhecer esse processo amplia a possibilidade de oferecer apoios na medida certa e promover a alegria da conquista e da autonomia pelo bebê.

25.10.17 01.11.17 06.12.17
4f às 15hs

Inscrições
Bebês de 3 m a 12 meses Encontros mensais – 100,00 por oficina Telefone: 3803.9459 – 3862.8312 contato@casacurumim.com.br

Para saber mais
www.lacosdeencantamento.com.br
lacosdeencantamento@gmail.com