Oficina Reflexiva: Hora da escola? Qual escola?


Ampliando perguntas para que cada família busque suas respostas
specialized-school-for-children-with-learning-difficulties
Seja por necessidades profissionais ou financeiras, ou mesmo por percebermos que nossa criança está crescendo e interagindo mais e mais com aqueles a seu redor, podemos nos questionar: é hora de ir para a escola?

Paralelamente, muitas dúvidas surgem e passam a nos acompanhar quando começamos a pensar sobre a vida escolar e sobre as formas de ensino-aprendizagem para nossas crianças (às vezes, antes mesmo de nascerem!). Ouvimos vários nomes de várias metodologias, mas nem sempre conseguimos discriminar quais as diferenças sobre como funcionam:

• Escola conteudista (“tradicional”)?
• Como funciona o “tal” sócio-construtivismo na prática?
• Método Montessori?
• Pedagogia Waldorf?
• Abordagem de Reggio Emilia?
• Homeschooling?

Nesta oficina, vamos compartilhar informações, reflexões, e sair com boas perguntas para que cada família encontre suas respostas.

PROGRAMA:
- Breve histórico: como surgiram as escolas
- Pincelando teóricos: de Piaget, Vigotsky, Steiner e Montessori… a Paulo Freire, José Pacheco (Escola da Ponte), Loris Malaguzzi (Reggio Emilia) e outras referências de interesse dos participantes
- Introdução às metodologias e “tipos” de escola: escola conteudista, pedagogia por projetos/construtivismo, método Montessori, pedagogia Waldorf, escola democrática, religiosa, internacional, bilíngue… (com referências para aprofundamento de estudos por quem se interessar por determinada abordagem)
- Como as teorias podem funcionar na prática
- Creches parentais e Homeschooling
- A escola pública: desafios e possibilidades
- Limitadores na hora da escolha
- O que vai além da metodologia

PÚBLICO ALVO:
Mães, pais, familiares e cuidadores em geral.
** Estudantes e profissionais da área da saúde que se interessam pelo tema também são bem-vindos.

Próxima data: 30/09, sábado, das 10h às 13h.
Local: Casa Curumim – Rua Pereira Leite, 513 – Vila Madalena – São Paulo
Valor: R$ 200,00 individual ou R$360,00 casal.
Vagas limitadas. Depósito antecipado.
Inscrições: contato@casacurumim.com.br
Informações sobre a Oficina: maira.s.f@gmail.com / 11 99887-6400

COORDENAÇÃO:
Maíra Scombatti
Psicopedagoga com experiência na coordenação de projetos socioeducativos desde 1999 e no atendimento de crianças, adolescentes e famílias desde 2002. É autora do livro “Conversas de Gente Grande – histórias infantis para adultos” (Ed. ComArte/USP). Atualmente, divide seu tempo entre os cuidados com os filhos e os atendimentos clínicos e institucionais. Também atua como colaboradora no HDI do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP), onde empreende oficinas teatrais para crianças e adolescentes em tratamento. Na Casa Curumim, oferece sessões de Psicopedagogia e Orientação Familiar.