Pediatria


Os pediatras da Casa Curumim oferecem um atendimento humanizado desde o primeiro instante de vida. São especializados em aleitamento materno e dão suporte para que a experiência da amamentação seja boa para mãe e bebê.

Profissionais

Alexandre Funcia

Sócio da Casa Curumim, é especialista em Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica, formado pela Universidade de São Paulo (1989). Foi médico dos setores de Enfermaria Pediátrica, Berçários Normal e de Alto Risco e UTI Pediátrica e Neonatal de hospitais particulares e públicos (incluindo o Hospital Universitário da USP), pediatra do Centro de Saúde-Escola e professor de Atenção Básica em Saúde do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP. Atuou nos Prontos Socorros Infantis dos Hospitais Sabará, São Luiz (Unidades Itaim e Morumbi) e Santa Catarina. É Homeopata formado pela Associação Paulista de Homeopatia (APH-1999), com pós-graduação em Homeopatia e Medicina Interna (ABRAH-2006). Coordenou a abertura e foi chefe do Departamento de Pediatria do Hospital Estadual de Vila Alpina (HEVA), adquirindo nesse período experiência em aleitamento materno e cuidados humanizados ao recém-nascido. Foi Toxicologista Clínico dos centros de Assistência Toxicológica de São Paulo (CCI e CEATOX). Desde 2011, trabalha como Médico de Família e Comunidade na Zona Leste. Dedica-se a atendimentos em consultório desde 1995. Sua esposa Mariana e seu filho Vinicius, nascido em junho de 2014, são seus grandes amores e fonte de força e inspiração. Adora literatura, música, dança, cinema, viagens e idiomas, sendo fluente em Inglês e Espanhol e com noções de Francês. Tem interesse em aprimorar conhecimentos em Medicina Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurvédica.

Ana Paula Martins

Sócia da Casa Curumim, é formada em medicina pela PUC-Campinas e residência médica em Pediatria com área de atuação em Neonatologia pela Santa Casa de São Paulo. Trabalhou durante 10 anos em hospitais públicos em UTI Neonatal, alojamento conjunto e ambulatório de prematuros, onde adquiriu experiência em aleitamento materno. Atualmente atende como Pediatra na Casa Curumim, Médica Neonatologista da UTI Neonatal da Maternidade Pro Matre Paulista e realiza assistência aos recém nascidos de partos naturais. Adora viajar e sair com a família e amigos. Mãe do Pedro de 7 anos.

 
 
 
 

Gabriella Lube

Gabriella é pediatra com título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de pediatria (SBP) e especializada em Medicina do Adolescente (Hebiatria ) pelo Instituto da Criança da Universidade de São Paulo (USP) com título de especialista pela SBP e atualmente está se esforçando para concluir o Doutorado em Pediatria pela USP.
Atua há quase 10 anos no cuidado da criança e do adolescente, tanto na prevenção quanto no tratamento. Realiza acompanhamento desde o pré-natal até o fim da adolescência.
Atualmente atende em alguns hospitais de São Paulo como o Hospital Israelita Albert Einstein. Trabalhou por 4 anos no Programa Equilíbrio, um projeto inovador, desenvolvido pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a Prefeitura de São Paulo, atendendo junto a uma equipe multidisciplinar (psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, arteterapeuta, psicopedagogo e educador físico) crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social focando no prevenção e tratamento de problemas emocionais e transtornos mentais. Nas horas vagas dedica seu tempo à família e aos amigos, adora cozinhar e recebê-los em casa.

Honorina de Almeida (Nina)

Pediatra especialista em Aleitamento Materno. Dra. Nina é Doutora em Medicina na área de desenvolvimento infantil pela Universidade de Freiburg, Alemanha, titulo revalidado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Especialista em Aleitamento Materno pelo International Board of Certificied Lactation Consultant desde 1998, Conselheira e Capacitadora em Aconselhamento em Amamentação pelo UNICEF/ SES-SP/ Ministério da Saúde e Avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança pelo UNICEF/Ministério da Saúde. Em 30 anos de atuação como Pediatra trabalhou com bebês/crianças em risco de desenvolvimento, colaborou na implantação do Método Canguru no País e pôde ajudar a incontáveis famílias que buscavam ajuda com a amamentação. Atualmente é sócia proprietária da Casa Curumim e na Clinica trabalha com situações especiais que envolvem o aleitamento materno. É casada com Bruno e tem 2 filhos, Lucas de 23 e William de 18 anos.

Marcelo Ayoub

Marcelo é paulista, pediatra e neonatologista formado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Fez residência em pediatria e neonatologia na Santa Casa. Atuou e ainda trabalha em UTI Neonatal em diversos hospitais, particulares e públicos. Os públicos proporcionaram o encontro com a Humanização, Método Canguru e Bancos de Leite. Desde a faculdade, já tinha o desejo de se especializar em pediatria e neonatologia. Adora UTI neonatal, sala de parto e recém nascido. Atualmente estuda a Antroposofiia e está se especializando nela pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. Nas horas livres, gosta de ficar com a família e praticar esportes. É casado e tem um filho de 9 anos, o Pedro.

 
 
 
 
Melissa Ramos Morais

Melissa é pediatra com título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de pediatria (SBP) e Nutróloga Pediatra pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com título de nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atualmente, é sócia da Casa Curumim e atende em alguns hospitais de São Paulo. Atua há 15 anos no cuidado da criança, tanto na prevenção quanto no tratamento. Realiza acompanhamento desde o pré-natal até a pré-adolescência, privilegiando o enfoque na educação dos hábitos nutricionais, nos cuidados com a alimentação, riscos e carências nutricionais, dificuldades alimentares, obesidade e orientação do aleitamento materno. Sempre foi apaixonada por crianças e pelos cuidados com crianças. Para ela, estudar para cuidar é o melhor da medicina. Adora ir ao cinema, praticar atividades físicas em parques, gosta muito de se reunir com amigos e com a família. É mãe da Ana Júlia de 11 anos.

Nidia de Castro Bastos

Formada em medicina pela Santa Casa de São Paulo em 1986, com residência em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. Possui título de especialista em Pediatria com habilitação em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É Especialista em Aleitamento Materno pelo International Board of Certificied Lactation Consultant desde 2006. Tem formação em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Trabalha em Maternidades públicas e privadas desde 1989, tendo participado de várias ações de humanização do atendimento de mães e bebês neste percurso. A atividade mais intensa ocorreu na época da conquista do título Hospital Amigo da Criança pelo Hospital Mário Degni e também da implantação do Método Mãe Canguru no mesmo serviço, quando fazia parte da comissão de humanização do hospital. Tem organizado e participado de treinamentos em manejo do aleitamento materno voltados para profissionais de saúde das áreas hospitalares e ambulatoriais desde 2003. Também atuou nos comitês de Mortalidade Materno Infantil da região do Butantã e do município de Jandira desde 2007 e foi responsável pela implantação e atendimento pediátrico do Ambulatório de Bebês de Risco do mesmo município. Gosta principalmente de estar com amigos, de preferência perto do mar, caminhar, nadar, remar e fotografar.

Tatiana Suemi Sano

Formada em Medicina pela USP de Ribeirão Preto, fez Residência médica de pediatria no Hospital Albert Einstein e especialização em Pneumologia Pediátrica no Instituto da Criança HCFMUSP. Na Casa Curumim atende do neonato até os adolescentes e crianças com doenças pulmonares (principalmente os asmáticos e crianças com tosse de São Paulo). É casada e tem um lindo filho de 7 anos. Gosta de ir ao cinema e andar de bicicleta com a família.

 
 
 
 
 
 
 
Tiemi M. Yoshida

É formada em Medicina com especialização em Pediatria e Neonatologia pela Universidade de São Paulo. Possui título de especialista em Pediatria, Neonatologia e Terapia Intensiva Pediátrica. Fez Pós-Graduação em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas. Desde o início de sua carreira, trabalha com uma linha de cuidado aos bebês e aos pais que prioriza o parto normal, a humanização do atendimento e o apoio ao Aleitamento Materno, experiência adquirida nos Hospitais Estaduais Vila Alpina e Sapopemba. Neste último, atuou como coordenadora e foi uma das responsáveis pela implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, o qual tem como principal objetivo a promoção do Aleitamento Materno. Ainda como coordenadora, trabalhou em prol de projetos, buscando a participação da família nos cuidados ao bebê internado em UTI, tais como a visita de irmãos menores de idade, Mãe Ganguru – colocando o bebê em contato pele a pele com os pais -, acesso 24 horas dos pais à UTI, banho de ofurô além de outros procedimentos que visam a humanização dos cuidados aos bebês e pais. Trabalhou na UTI Neonatal do Hospital Pro Matre Paulistana e atualmente, é sócia da Casa Curumim, atua como Pediatra em consultório e realiza assistência ao recém-nascido e pais no momento do parto e pós-parto.