1 mar Temas em Pediatria

Por que toda criança precisa brincar (muito)?


Por Gilka Girardello

children-1217246_960_720

Brincando, elas
aprendem a escolher: uni-duni-tê.
aprendem a imaginar: esta poça d’água vai ser o mar.
aprendem a perseverar: caiu o castelo, vou fazer de novo.
aprendem a imitar: eu era o motorista – brrrrrrum.
aprendem a criar: dou um nó aqui, outro aqui e tá pronto o circo.
aprendem a descobrir: misturei amarelo e azul, olha o que deu.
aprendem a confiar em si: olha o que eu consegui fazer.
aprendem novos conhecimentos: 28, 29, 30, lá vou eu!
aprendem a fantasiar: daí a gente voava.
aprendem novas habilidades: vou fazer o cabelo da minha fada cacheado.
aprendem a partilhar: tira, bota, deixa ficar.
aprendem a inventar: essa tampinha de garrafa vai ser o pratinho deles.
aprendem a pensar logicamente: joga a bola pra ele!
aprendem a pensar narrativamente: vou te contar.
aprendem a interagir: posso brincar com vocês?
aprendem a cooperar: dá a mão que eu te ajudo.
aprendem a questionar: será que é assim mesmo?
aprendem a memorizar: vamos ver quem pula corda até cem?
aprendem a conhecer suas forças: deixa que eu defendo.
aprendem a conhecer seus limites: tô com medo.
aprendem a encorajar: vem que eu te seguro.
aprendem a fazer julgamentos: assim não vale.
aprendem a analisar: os grandes aqui, os pequenos ali.
aprendem a devanear: hã?
aprendem a compaixão: dá a mão que eu te puxo.
aprendem a fazer analogias: aquela nuvem não parece
um cavalo?
aprendem a organizar: ó que legal a minha fila de
carrinhos.
aprendem a fazer cultura: vamos brincar de inventar
piada?
aprendem a compartilhar: pega essa boneca que eu
pego aquela.
aprendem a perdoar: tudo bem, já passou.
aprendem a desbravar: vamos ver o que tem lá?
aprendem a construir: era uma vez uma cidade assim.
aprendem a destruir: vamos desmanchar pra fazer
outro.
aprendem a sentir: fiquei com o olho cheio d’água.
aprendem a rir: ra-ra-rá, lembra aquela hora?
aprendem a olhar: acho que aquela graminha ali é um
gafanhoto.
aprendem a ver: você tá triste?

Entre outras razões, porque brincar
é o principal jeito de
as crianças aprenderem.

E muito mais.
Mais que um jeito de aprender, brincar é o jeito de
as crianças serem. Não é uma coisa que possa
ser substituída, reembolsada amanhã, ou uma
preparação para o futuro. As crianças precisam
brincar hoje e todos os dias de sua infância. Todas
as crianças, no mundo inteiro, têm o direito
de aprender essas coisas e de ser plenamente
assim. Se não brincarem – muito – quando crianças,
não conseguirão aprender (nem ser) direito
depois. E todos os adultos do mundo precisam
aprender melhor o que as crianças, mesmo
sem perceber, têm pra nos ensinar.

Gilka Girardello
Professora no Programa
de Pós-Graduação em
Educação da UFSC
(Universidade Federal
de Santa Catarina) e
coordenadora do Núcleo
de Estudos Infância,
Comunicação e Arte

Toda quarta-feira, acontece na Casa Curumim a Oficina Desenvolver Brincando. Informe-se aqui!

    Deixe seu comentário