Profissionais


SÓCIOS

Alexandre Funcia

Sócio da Casa Curumim, é especialista em Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica, formado pela Universidade de São Paulo (1989). Foi médico dos setores de Enfermaria Pediátrica, Berçários Normal e de Alto Risco e UTI Pediátrica e Neonatal de hospitais particulares e públicos (incluindo o Hospital Universitário da USP), pediatra do Centro de Saúde-Escola e professor de Atenção Básica em Saúde do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP. Atuou nos Prontos Socorros Infantis dos Hospitais Sabará, São Luiz (Unidades Itaim e Morumbi) e Santa Catarina. É Homeopata formado pela Associação Paulista de Homeopatia (APH-1999), com pós-graduação em Homeopatia e Medicina Interna (ABRAH-2006). Coordenou a abertura e foi chefe do Departamento de Pediatria do Hospital Estadual de Vila Alpina (HEVA), adquirindo nesse período experiência em Aleitamento Materno e Cuidados Humanizados ao recém-nascido. Foi Toxicologista Clínico dos centros de Assistência Toxicológica de São Paulo (CCI e CEATOX). Desde 2011, trabalha como Médico de Família e Comunidade na Zona Leste. Dedica-se a atendimentos em consultório desde 1995. Sua esposa Mariana e seu filho Vinicius, nascido em junho de 2014, são seus grandes amores e fonte de força e inspiração. Adora literatura, música, dança, cinema, viagens e idiomas, sendo fluente em Inglês e Espanhol e com noções de Francês. Tem interesse em aprimorar conhecimentos em Medicina Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurvédica.

Ana Paula Martins

Sócia da Casa Curumim, é formada em medicina pela PUC-Campinas e Residência Médica em Pediatria com área de atuação em Neonatologia pela Santa Casa de São Paulo. Trabalhou durante 10 anos em hospitais públicos em UTI Neonatal, alojamento conjunto e ambulatório de prematuros, onde adquiriu experiência em Aleitamento Materno. Trabalhou como Médica Neonatologista da UTI Neonatal da Maternidade Pro Matre Paulista. Atualmente, atende como Pediatra na Casa Curumim e realiza assistência aos recém-nascidos de partos naturais. Adora viajar e sair com a família e amigos. É mãe do Pedro.

 
 
 
 

Em memória: Douglas Nóbrega Gomes

Pediatra e Neonatologista pela UNIFESP. Cursou Especialização em Saúde Pública (UNICAMP) e Epidemiologia (FSP/USP) onde se aprofundou no tema da Assistência Integral à saúde do cidadão. Sempre atuou no ciclo de vida do nascimento, parto e Primeira Infância, em especial aos recém-nascidos e seus pais. Atuou como Coordenador Médico da Neonatologia da Maternidade Municipal de Osasco (2007) e do Hospital Estadual de Sapopemba (2009) tendo neste último montado a Enfermaria Canguru e o Ambulatório de Prematuros. Atualmente é sócio proprietário da Casa Curumim e atua em Pediatra Geral e apoio à amamentação além de ser Neonatologista de partos naturais. Gosta de nadar, cinema, MPB, malhar, viajar e ler sobre política e psicologia.

 
 
 
Honorina de Almeida (Nina)

Pediatra especialista em Aleitamento Materno. Dra. Nina é Doutora em Medicina na área de desenvolvimento infantil pela Universidade de Freiburg, Alemanha, titulo revalidado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Membro do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Especialista em Aleitamento Materno pelo International Board of Certificied Lactation Consultant desde 1998, Conselheira e Capacitadora em Aconselhamento em Amamentação pelo UNICEF/ SES-SP/ Ministério da Saúde e Avaliadora da Iniciativa Hospital Amigo da Criança pelo UNICEF/Ministério da Saúde. Em 30 anos de atuação como Pediatra trabalhou com bebês/crianças em risco de desenvolvimento, colaborou na implantação do Método Canguru no País e pôde ajudar a incontáveis famílias que buscavam ajuda com a amamentação. Atualmente é sócia proprietária da Casa Curumim e na Clinica trabalha com situações especiais que envolvem o aleitamento materno. É casada com Bruno e tem 2 filhos, Lucas de 23 e William de 18 anos.

Melissa Ramos Morais

Melissa é Pediatra com título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Nutróloga Pediatra pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com título de Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Atualmente, é sócia da Casa Curumim e atende em alguns hospitais de São Paulo. Atua há 15 anos no cuidado da criança, tanto na prevenção quanto no tratamento. Realiza acompanhamento desde o pré-natal até a pré-adolescência, privilegiando o enfoque na educação dos hábitos nutricionais, nos cuidados com a alimentação, riscos e carências nutricionais, dificuldades alimentares, obesidade e orientação do aleitamento materno. Sempre foi apaixonada por crianças e pelos cuidados com crianças. Para ela, estudar para cuidar é o melhor da medicina. Adora ir ao cinema, praticar atividades físicas em parques, gosta muito de se reunir com amigos e com a família. É mãe da Ana Júlia.

Tiemi M. Yoshida

É formada em Medicina com especialização em Pediatria e Neonatologia pela Universidade de São Paulo. Possui título de especialista em Pediatria, Neonatologia e Terapia Intensiva Pediátrica. Fez Pós-Graduação em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas. Desde o início de sua carreira, trabalha com uma linha de cuidado aos bebês e aos pais que prioriza o parto normal, a humanização do atendimento e o apoio ao Aleitamento Materno, experiência adquirida nos Hospitais Estaduais Vila Alpina e Sapopemba. Neste último, atuou como coordenadora e foi uma das responsáveis pela implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, o qual tem como principal objetivo a promoção do Aleitamento Materno. Ainda como coordenadora, trabalhou em prol de projetos, buscando a participação da família nos cuidados ao bebê internado em UTI, tais como a visita de irmãos menores de idade, Mãe Ganguru – colocando o bebê em contato pele a pele com os pais -, acesso 24 horas dos pais à UTI, banho de ofurô além de outros procedimentos que visam a humanização dos cuidados aos bebês e pais. Trabalhou na UTI Neonatal do Hospital Pro Matre Paulistana e atualmente, é sócia da Casa Curumim, atua como Pediatra em consultório e realiza assistência ao recém-nascido e pais no momento do parto e pós-parto.

PROFISSIONAIS

Ana Damaris Gonzaga

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti, do Paraná, especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente, cursa doutorado no Ambulatório de Prematuros da Disciplina de Pediatria Neonatal da Escola Paulista de Medicina – Unifesp e é professora da Fundação Instituto de Ensino para Osasco – FIEO. Tem experiência na área de fisioterapia cardiorrespiratória, UTI, ventilação mecânica, saúde materno infantil, pediatria e neonatologia.

 
 
 
 
 

Ana Luiza Batista Nicolau

É Pediatra com título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e especialista em Gastroenterologia Pediátrica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Realiza acompanhamento desde o pré-natal até o fim da adolescência. Foi graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, em 2011, onde o Departamento de Pediatria, criado pelo Dr. Jayme Murahovschi, apresentou atividades pioneiras na promoção do aleitamento materno, alojamento conjunto mãe recém-nascido, método canguru e mãe participante na enfermaria. O Hospital Universitário Guilherme Álvaro foi o segundo do Brasil a ser reconhecido como “Hospital Amigo da Criança”. Atuou no Pronto Socorro Infantil do Hospital São Luiz (Unidade Morumbi). Dedica-se a atendimentos em consultórios desde sua formação, sempre com ênfase no atendimento humanizado e no incentivo ao aleitamento materno. Tem grande interesse em estudar os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes. Atualmente, cursando pós-graduação latu sensu em Nutrologia pela Sociedade Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e aplicando este conhecimento para a avaliação das necessidades orgânicas das crianças e adolescentes. Enfatiza a importância dos alimentos dentro de sua área atuação, a Gastroenterologia Pediátrica, tanto para manutenção da saúde, como para prevenção e tratamento de doenças. Acredita muito na importância da resiliência para o desenvolvimento esperado da criança e do adolescente, relacionada ao desenvolvimento de fatores protetores individuais que darão suporte para superar todos os fatores de risco a que forem expostos durante a vida. É apaixonada pela França, onde estudou a língua francesa. Além do francês, fala inglês e espanhol, com fluência. Gosta muito de viajar, de música brasileira e da natureza. Adora praticar atividade física e é amante de yoga e alimentação saudável. Acredita muito no equilíbrio do corpo e da mente, na saúde integrada.

Andrea Campos

Formada em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes em 2001, Andrea procurou direcionar sua prática para a área de ginecologia e obstetrícia desde os anos de faculdade. Ganhou experiência em atendimento ao parto durante o estágio acadêmico no Hospital Escola de Vila Nova Cachoeirinha e a residência médica no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros. Fez o terceiro ano opcional de residência médica no Hospital Pérola Byington, com ênfase em Oncologia Pélvica e Mastologia. Durante cinco anos, atendeu como ginecologista e obstetra no Hospital Geral de Pedreira e na ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde. Em 2004, iniciou o atendimento em consultório com ênfase em parto humanizado/ Medicina Baseada em Evidencias, tendo atendido desde então cerca de 1200 partos, mantendo uma taxa de cesárea em torno de 13%, dentro da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), índice que inclui pacientes de alto risco e risco habitual. Estuda Antroposofia desde 2008, tendo realizado o X Curso Básico de Medicina Antroposófica da Associação Brasileira De Medicina Antroposófica, o curso de Saúde da Mulher sob a visão da Medicina Antroposófica da Unifesp e Farmácia Antroposófica na Farmantropo. Por acreditar que corpo, mente e espirito estão em integração e devem ser tratados como um todo, e que a alimentação e um estilo de vida saudável tem grande impacto na saúde, tem se aprofundado nesse tema e esta cursando atualmente pós graduação em Bases da Medicina Integrativa no Hospital Israelita Albert Einstein. É sócia fundadora da Casa Moara, onde realiza atendimentos desde 2010. Adora atender partos, estudar e se atualizar, entrar em contato com a natureza, praticar yoga, andar de bicicleta e viajar.

Beatriz Kesselring

Enfermeira obstetra, mestre em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo. Especialista em Terapia Craniossacral pelo Instituto Upledger e em Florais de Bach, pelo Healing Herbs Brasil. Na Casa Curumim, oferece atendimentos em Terapia Craniossacral para adultos, crianças e bebês; Florais de Bach; Aleitamento Materno (inclusive domiciliares); ministra cursos de Preparação para o Parto e coordena Grupos de Gestantes e de Pós-Parto. Mãe de quatro filhas, gosta de fazer viagens de aventura e contato com a natureza, junto à família e amigos.

 
 
 
 
 
 
Branca Lapolla Mendonça

Psicóloga Clínica pela PUC-SP, atualmente, faz a Formação em Psicanálise da Criança pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde também se especializou em Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma. Interessada no desenvolvimento de bebês e crianças , frequentou o Centro de Educação Terapêutica- Lugar de Vida, onde cursou A Educação Infantil e a Constituição Subjetiva. Além dos atendimentos clínicos, trabalha como educadora e Acompanhante Terapêutica de crianças em situação de inclusão na Escola Viva. Também se dedica ao atendimento psicológico voluntário de crianças de abrigo pelo Projeto Semear. Casada e mãe de Maria Luiza, oferece Atendimento Psicológico Infantil na Casa Curumim.

 
 
 
 
Denise Feliciano

Psicóloga e Psicanalista. Com formação em Psicanálise com Criança pelo Sedes Sapientiae; especialização em Psicopatologia do Bebê pela USP e Université Paris 12; mestre e doutora pelo IPUSP-SP em pesquisas sobre amamentação publicadas na dissertação: A amamentação e seus enredamentos psíquicos e tese: Para além do seio – uma proposta de atendimento psicanalítico pais-bebê nas dificuldades de amamentação; membro filiado ao Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP; professora dos cursos: Relação pais-bebê: da observação à intervenção e Amamentação e Psiquismo, ambos no Sedes; formação em Observação da Relação Mãe Bebê pelo método Ester Bick pelo Instituto da SBPSP; membro efetivo do Departamento de Psicanálise da Criança do Sedes; membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e dos Departamentos de Saúde Mental e Aleitamento Materno na Sociedade de Pediatria de SP. Desenvolve na Casa Curumim Atendimentos Conjuntos com Pais e Bebê para as dificuldades que interfiram na rotina e no bem estar do bebê e da criança até 3 anos de idade e podem interferir em seu desenvolvimento saudável, incluindo as dificuldades de amamentação.

Desireé Encinas

Formada em medicina pela universidade de Mogi das Cruzes (2004). Realizou residência médica em ginecologia e obstetrícia no Hospital Santa Marcelina ( 2005/2006) ( instituição que preconiza o parto humanizado). Possui titulo de Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO ( Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). Realizou a especialidade de mastologia no Hospital de referência da mulher Perola Byington (2007/2008). Durante 3 anos foi preceptora dos residentes no pronto socorro do Hospital Santa Marcelina. Trabalhou por 5 anos no pronto-socorro e centro obstétrico do Hospital Cidade Tirandentes. Preconiza um atendimento humanizado desde o pré-natal até o parto. É mãe do Matheus (2 anos) e da Helena (9 meses), os dois nascidos de parto normal.

 
 
Fernanda Castello Branco Mariz de Oliveira

Atua como nutricionista especializada em atendimento à gestante, lactante e criança com alergia à proteína do leite de vaca (APLV). É mãe de uma menina de 2 anos, ex APLV, curada com 1 ano e 3 meses. Formada em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo em 2001. Mestre em Ciência da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no Departamento de Nutrição. Especialização em Nutrição Clinica pelo Centro Universitário São Camilo e pós-graduação em Síndromes Metabólicas e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária. Experiência em nutrição ambulatorial no Departamento de Obstetrícia do Instituto Central do Hospital das Clínicas. Vivência de quatro anos no Departamento de Medicina Preventiva e Gestão de Patologias Crônicas da Medial Saúde, realizando acompanhamento nutricional a pacientes com doenças crônicas associadas à alimentação inadequada.

 
Fernanda Rodrigues Cacciari

Graduada em Fonoaudiologia pela PUC/SP em 1994, tem no curriculum diversos cursos ligados à área da Saúde Materno Infantil, dentre os quais destacam-se: Formação em Fonoaudiologia nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais ministrado pela Fga. Dra. Cláudia Xavier em 1994; Curso de extensão em Motricidade Oral – Enfoque Hospitalar pelo CEFAC em 1998/1999; III Curso Teórico e Prático em Fonoaudiologia Hospitalar – UTI Infantil, Pediatria e Neonatologia pelo Hospital da Criança / Hospital Nossa Senhora de Lourdes (Grupo HNSL) em 2000/2001; Clínica com Bebês: Abordagem Interdisciplinar promovido pelo Lugar de Vida/Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância; Cuidados Voltados para Desenvolvimento do Neonato e Da Sonda ao Seio, ambos ministrados pelo Dr. Ricardo Nunes (RJ); Capacitação em Aleitamento Materno – IHAC, pelo Instituto de Saúde de São Paulo, ministrado pela Dra. Tereza Toma.

Fernando Lamano

Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, fez residência de pediatria e neonatologia na Santa Casa de São Paulo, onde atuou como médico-assistente e preceptor por 9 anos. Pós-graduado em perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein (2007) e pós-graduando em Nutrologia pela ABRAN (2016). Trabalhou como neonatologista em maternidades públicas e particulares de São Paulo. Membro do departamento de saúde mental da Sociedade de Pediatria de São Paulo. Atualmente, tem dedicação exclusiva para o consultório com grande interesse em amamentação, nutrição e desenvolvimento infantil. Padrasto da Marina, pai do Felipe e da Helena.

 
 
 
 
Gabriela Sintra Rios

Psicóloga formada pela UNITAU – Universidade de Taubaté (2004), Aprimoramento em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde – SES-SP (2007), tem mestrado em Psicologia Experimental (2013) pela IPUSP–USP. Atualmente assistente de pesquisa do Instituto de Saúde SES-SP, atuando em pesquisas sobre aleitamento materno para o Ministério da Saúde. Colaboradora na orientação e acompanhamento do Grupo de Aleitamento Materno na Casa Curumim e organizadora de cursos de capacitação para profissionais na área de aleitamento materno. Ama a natureza e estar com a família e amigos, viajar, dançar, ler e ir ao cinema estão entre suas atividades de lazer prediletas.

 
 
 

Gabriella Lube

Gabriella é pediatra com título de especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e especializada em Medicina do Adolescente (Hebiatria) pelo Instituto da Criança da Universidade de São Paulo (USP) com título de especialista pela SBP e atualmente está se esforçando para concluir o Doutorado em Pediatria pela USP.
Atua há quase 10 anos no cuidado da criança e do adolescente, tanto na prevenção quanto no tratamento. Realiza acompanhamento desde o pré-natal até o fim da adolescência.
Atualmente atende em alguns hospitais de São Paulo. Trabalhou por 4 anos no Programa Equilíbrio, um projeto inovador, desenvolvido pelo Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a Prefeitura de São Paulo, atendendo junto a uma equipe multidisciplinar (psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, arteterapeuta, psicopedagogo e educador físico) crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade e risco social focando no prevenção e tratamento de problemas emocionais e transtornos mentais. Nas horas vagas dedica seu tempo à família e aos amigos, adora cozinhar e recebê-los em casa.

Lucila Faleiros Neves

Fisioterapeuta formada pela Universidade de São Paulo, com aprimoramento em neurologia, na Faculdade de Medicina da mesma universidade. Larga experiência em desenvolvimento infantil e alterações no desenvolvimento neuropsicomotor. Colaborou na implantação de serviços de acompanhamento, orientação e intervenção precoce para bebês pré-termo e suas famílias no Município de São Paulo.

 
 
 
 
 
 
 
 
Maiana Rappaport

Psicóloga clínica pela PUC/SP e psicanalista pelo Sedes Sapientiae, especialista no atendimento a gestantes e mães no pós-parto. Realizou especialização em psicologia hospitalar pelo HC de São Paulo. Por oito anos, trabalhou como psicóloga na maternidade Amparo Maternal. Na Casa Curumim realiza atendimento psicológico no consultório a gestantes, pós-parto e casais. Atua como consultora do sono materno- infantil pelo International Maternity Institute (IMI). Coordena o grupo de pós- parto “Conversa de mães”, que tem como objetivo promover e estimular a livre expressão e a troca de experiências e emoções entre mães vivenciando o primeiro ano de vida de seus bebês. Realiza a “Oficina de reciclagem para vovós e vovôs na atualidade”, com o objetivo de instrumentalizá-los, a partir da re-atualização de suas vivências passadas como recém-pais, sentimentos, lembranças e experiências significativas, sensibiliza-los da importância e de sua presença e apoio aos seus filhos quando os mesmos estão tornando-se pais. Além disso, a Oficina oferece conhecimento atualizado do que é preconizado na atualidade em temas que estão sendo constantemente revistos pela ciência, como: amamentação, sono, cuidados com o bebê, colo. Participa como orientadora dos grupos de gestantes e amamentação. Em situações específicas, oferece atendimento psicológico à domicilio e na maternidade. Também é consultora do sono de bebês e crianças na primeira infância. Oferece consultoria individual e personalizada desde o nascimento até 5 anos de idade, além de coordenar mensalmente a “Oficina soninho bom do bebê de 0 a 6 meses”, atividade em grupo oferecida aos casais gestantes e pais com bebês de 0 a 6 meses.

Maíra Scombatti Faria

Psicopedagoga pós-graduada pelo Instituto Sedes Sapientiae, trabalha com crianças e adolescentes desde 1999, dando aulas e coordenando projetos educacionais e arte terapêuticos em escolas, centros de juventude e também junto à Secretaria de Estado da Cultura. Em 2002, iniciou os atendimentos em consultório Psicopedagógico e, desde então, utiliza a escuta, a brincadeira e a expressão artística para criar espaços de transformação das dificuldades de aprendizagem e relacionamentos. Além da graduação em Pedagogia, também possui formação em Artes Cênicas e Comunicação Social. As vivências de novas experiências ligadas à Arte, à Psicologia e às terapias corporais estão sempre presentes em sua rotina. Mãe do Theo e do Ian, é também autora do livro Conversas de Gente Grande – Histórias Infantis para Adultos (Ed. Com-Arte/USP). Atualmente, divide seu tempo entre os cuidados com os filhos e os atendimentos clínicos e institucionais. Também atua como colaboradora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP), onde empreende oficinas teatrais para crianças e adolescentes em tratamento. Na Casa Curumim, oferece sessões de Psicopedagogia e Orientação Familiar.

Marcelo Ayoub

Marcelo é paulista, pediatra e neonatologista formado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Fez residência em pediatria e neonatologia na Santa Casa. Atuou e ainda trabalha em UTI Neonatal em diversos hospitais, particulares e públicos. Os públicos proporcionaram o encontro com a Humanização, Método Canguru e Bancos de Leite. Desde a faculdade, já tinha o desejo de se especializar em pediatria e neonatologia. Adora UTI neonatal, sala de parto e recém nascido. Atualmente estuda a Antroposofiia e está se especializando nela pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. Nas horas livres, gosta de ficar com a família e praticar esportes. É casado e tem um filho de 9 anos, o Pedro.

 
 
 
 
Maria Teresa Cera Sanches

Fonoaudióloga clínica e hospitalar formada pela PUC-Campinas (1987), tem mestrado em Saúde Materno-Infantil (2000) e doutorado em Epidemiologia (2005) ambos com tema de aleitamento materno, pela FSP–USP. Na Saúde Pública, atuou por 15 anos em maternidades públicas (alojamento conjunto, UTI-Neonatal, Banco de Leite Humano) credenciadas com o título “Amigo da Criança”-MS/OPAS/UNICEF. Atualmente é pesquisadora do Instituto de Saúde, da SES/ SP e capacitadora oficial para cursos em “Aconselhamento”, “Manejo da Amamentação” e “Método Canguru”, do qual é consultora do Ministério da Saúde, até os dias de hoje. Faz parte da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Música, dança, cinema e teatro estão entre suas atividades de lazer favoritas, além de caminhadas e viagens para contato com a natureza.

 

Marjorye da Fonseca Zacca

Cirurgiã Pediatra. Cursou Cirurgia Geral na FSCM- PA (Fundação Santa Casa de Misercordia do Pará). Formada em Cirurgia Infantil pelo HSPE (Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo). Trabalhou nas equipes de Cirurgia Pediátrica do HPEV (Hospital Professor Edmundo Vasconcelos) e Hospital Infantil Sabará. Casada com Fabrício Zacca, mãe de Samuel (4 anos) e Luma (2 anos) – ambos nascidos de parto normal. Tem como prioridade a família, e nas horas que sobram, academia, corrida e viagens. Preconiza um atendimento humanizado, procurando sempre tirar todas as dúvidas dos pais e conciliar o melhor momento para um procedimento cirúrgico, caso seja necessário.

 
 
 

Natalia Rea Monteiro

Depois do parto e nascimento da sua filha Helena em 2005, se tornou doula e passou a dirigir filmes com a temática do parto humanizado e amamentação (“Amamentação à luz da primeira hora”, “Amamentação: as muitas formas de apoio à mulher”, “IHAC- Os dez passos que fazem a diferença”, entre outros). Em 2008 ingressou na Faculdade de Obstetrícia da USP, estagiou no Centro de Parto Normal do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros. Formada obstetriz em 2012, atua acompanhando pré-natal, pós-parto e partos, tanto hospitalares e quanto domiciliares. Ativista da REHUNA (Rede de Humanização do Parto e Nascimento) e da IBFAN (Rede Internacional pelo Direito de Amamentar), valoriza a atualização através de pesquisas e participação nos congressos.

 
 
 
Nidia de Castro Bastos

Formada em medicina pela Santa Casa de São Paulo em 1986, com residência em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. Possui título de especialista em Pediatria com habilitação em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria. É Especialista em Aleitamento Materno pelo International Board of Certificied Lactation Consultant desde 2006. Tem formação em Psicanálise com Crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Trabalha em Maternidades públicas e privadas desde 1989, tendo participado de várias ações de humanização do atendimento de mães e bebês neste percurso. A atividade mais intensa ocorreu na época da conquista do título Hospital Amigo da Criança pelo Hospital Mário Degni e também da implantação do Método Mãe Canguru no mesmo serviço, quando fazia parte da comissão de humanização do hospital. Tem organizado e participado de treinamentos em manejo do aleitamento materno voltados para profissionais de saúde das áreas hospitalares e ambulatoriais desde 2003. Também atuou nos comitês de Mortalidade Materno Infantil da região do Butantã e do município de Jandira desde 2007 e foi responsável pela implantação e atendimento pediátrico do Ambulatório de Bebês de Risco do mesmo município. Gosta principalmente de estar com amigos, de preferência perto do mar, caminhar, nadar, remar e fotografar.

Priscila Raspantini

Formada em Obstetrícia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) em 2009, Priscila concluiu o mestrado e atualmente cursa o doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Sonhava em trabalhar com “partos humanizados” desde a faculdade, mas foi depois de parir Laura em sua casa que o sonho tornou-se um objetivo. Ao final da licença maternidade, dedicou-se a essa atuação e passou a ajudar outras mulheres nesse processo, oferecendo o mesmo cuidado que recebeu. Atualmente, integra a diretoria da ONG Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, atua na assistência à gestação, parto e puerpério no grupo Parteiras La Mare e no ambulatório do Coletivo Feminista. Desde abril de 2015, integra o quadro de sócios da Casa Moara, trabalhando em atendimentos de partos hospitalares e domiciliares em parceria com os profissionais da Casa.

 
Rachel Francischi

Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com Mestrado em Biologia Funcional e Molecular com ênfase em Bioquímica pela UNICAMP. Professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, Panamá e Chile, é autora de várias publicações científicas em temas diversos como comportamento alimentar, metabolismo, nutrição materno-infantil, obesidade, atividade física e saúde. Como nutricionista para a América Latina e Caribe do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (2007 a 2012), brindou assessoria técnica para diversos países em temas relacionados à alimentação e nutrição, focando sempre no grupo materno-infantil. Com formação em psicologia e programação neuro-linguística (PNL), realiza atendimento clínico e aconselhamento nutricional dirigido a bebês, crianças, adolescentes, gestantes, lactantes, atletas e adultos em geral que buscam melhorar a saúde, a qualidade de vida e/ou o desempenho físico através da alimentação. Mãe de Lucas, nascido em 2011, acredita que o processo gestar, parir e amamentar aumentou sua sensibilidade e capacidade de compreender e ajudar as pessoas. Gosta de ler, nadar, estar em contato com a natureza e brincar com crianças.

Sandra Sisla

Fisioterapeuta e Doula. Trabalhou por 8 anos no Centro de Referência da Saúde da Mulher, desenvolvendo grupos nas áreas de Oncogineco, Urogineco, Endocrinogineco entre outras para atender as demandas do hospital.É doula desde 2008 pelo Amparo Maternal com extensão em consultoria em amamentação. Passou a atender cada vez mais este público, desenvolvendo trabalho de percepção corporal de preparação para o parto e com reorganização corporal pós parto com atenção especial à musculatura do períneo (assoalho pélvico). É também formadora de professores na área da linguagem corporal, capacitadora de profissionais da área da saúde que atuam com puérperas em projetos pontuais. Trabalha ainda como oficineira de bonecas Waldorf, como instrumento de ampliação da concepção do brincar e do desenvolvimento infantil. É mãe da Carol e da Marininha.

 
Tatiana Suemi Sano

Formada em Medicina pela USP de Ribeirão Preto, fez Residência médica de pediatria no Hospital Albert Einstein e especialização em Pneumologia Pediátrica no Instituto da Criança HCFMUSP. Na Casa Curumim atende do neonato até os adolescentes e crianças com doenças pulmonares (principalmente os asmáticos e crianças com tosse de São Paulo). É casada e tem um lindo filho de 7 anos. Gosta de ir ao cinema e andar de bicicleta com a família.

 
 
 
 
 
 
 
 
Visiane Batista

Se formou na FMU como Enfermeira, concluiu especialização em Obstetrícia pelo Einstein. Foi voluntária na Maternidade Amparo Maternal, trabalhou no Hospital Universitário  da UNIFESP.  Está sempre participando de Congressos, como o Simpósio Internacional de Assistência ao Parto, o COBEON, entre outros. Formou-se em Educadora Perinatal e Consultora em Aleitamento Materno pelo GAMA. Fez Curso de Doula de imersão no Revelando Doulas. Atende Pré-Natal, Parto Domiciliar e Hospitalar e Puerpério incluindo aconselhamento em aleitamento materno em consultório e domiciliar.  É mãe da Marcela, nascida de Parto Normal. Adora viajar, entrar em contato com a natureza, estar com a família e amigos.