Atendimento Psicológico conjunto para Pais e Bebês


Os primeiros três anos de vida da criança são fundamentais para que ela se desenvolva saudável. Constitui o alicerce de toda sua vida, tanto do ponto de vista físico quanto mental. É na relação com as pessoas que cuidam delas, em especial seus pais, que suas competências se desenvolvem e gradualmente ela se torna independente.

Os cuidados básicos de higiene, alimentação, e sono precisam ser permeados por uma relação afetiva que constitua o necessário vínculo primário, que é decisivo não apenas para sua sobrevivência, mas para a qualidade de vida emocional que essa criança vai ter para toda a sua vida. É nesse início que os fundamentos de caráter e personalidade se constituem.

Essas premissas são os fundamentos do trabalho de atendimento conjunto pais-bebê, indicado para famílias com crianças dessa idade, no intuito de detectar situações que comprometam o seu desenvolvimento saudável, causando sofrimento para a criança e a família.

Dificuldades na amamentação ou na alimentação, comportamento irritadiço ou muito ativo, agressividade, choro excessivo ou dificuldades de sono são algumas das muitas queixas que inundam as consultas de puericultura em busca de respostas que aliviem a angústia.

Frequentemente o pediatra não encontra qualquer disfunção que explique o sintoma, porém as angústias que acompanham esses episódios se tornam insustentáveis e comprometem todo o ambiente familiar.

O método de atendimento Pais-Bebê, fundamentado pela Psicanálise, tem como foco a qualidade do vínculo entre a criança e seus pais, a partir da observação de eventuais distúrbios em suas rotinas. São trabalhos breves, realizados em geral com até 6 sessões, até que o sintoma desapareça e haja uma boa e prazerosa interação familiar. Os atendimentos são realizados pela psicanalista Denise de Sousa Feliciano, com experiência de 26 anos em clínica de todas as idades, e desenvolve há mais de 15 anos trabalhos voltados à psicopatologia do bebê, tendo feito pós-graduação e especializações nesse tipo de trabalho, especialmente na amamentação.

Profissional

Denise Feliciano

Psicóloga e Psicanalista. Com formação em Psicanálise com Criança pelo Sedes Sapientiae; especialização em Psicopatologia do Bebê pela USP e Université Paris 12; mestre e doutora pelo IPUSP-SP em pesquisas sobre amamentação publicadas na dissertação: A amamentação e seus enredamentos psíquicos e tese: Para além do seio – uma proposta de atendimento psicanalítico pais-bebê nas dificuldades de amamentação; membro filiado ao Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP; professora dos cursos: Relação pais-bebê: da observação à intervenção e Amamentação e Psiquismo, ambos no Sedes; formação em Observação da Relação Mãe Bebê pelo método Ester Bick pelo Instituto da SBPSP; membro efetivo do Departamento de Psicanálise da Criança do Sedes; membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e dos Departamentos de Saúde Mental e Aleitamento Materno na Sociedade de Pediatria de SP. Desenvolve na Casa Curumim Atendimentos Conjuntos com Pais e Bebê para as dificuldades que interfiram na rotina e no bem estar do bebê e da criança até 3 anos de idade e podem interferir em seu desenvolvimento saudável, incluindo as dificuldades de amamentação.