Psicopedagogia


A Psicopedagogia, como o próprio nome indica, reúne conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia e trabalha com os processos de aprendizagem e com os problemas que possam aparecer, integrando conhecimentos e criando estratégias para novas percepções e para aprendizados significativos. Por vezes o “problema de aprendizagem” é tanto da escola quanto do sistema familiar e uma busca mais profunda de suas causas auxilia o processo de transformação.

O atendimento psicopedagógico é um trabalho acolhedor e transformador, com o encaminhamento de ações e reflexões que podem se desenvolver em casa ou na escola, integrando o universo familiar e educacional ao processo.

Profissional

Maíra Scombatti Faria

Psicopedagoga pós-graduada pelo Instituto Sedes Sapientiae, trabalha com crianças e adolescentes desde 1999, dando aulas e coordenando projetos educacionais e arte terapêuticos em escolas, centros de juventude e também junto à Secretaria de Estado da Cultura. Em 2002, iniciou os atendimentos em consultório Psicopedagógico e, desde então, utiliza a escuta, a brincadeira e a expressão artística para criar espaços de transformação das dificuldades de aprendizagem e relacionamentos. Além da graduação em Pedagogia, também possui formação em Artes Cênicas e Comunicação Social. As vivências de novas experiências ligadas à Arte, à Psicologia e às terapias corporais estão sempre presentes em sua rotina. Mãe do Theo e do Ian, é também autora do livro Conversas de Gente Grande – Histórias Infantis para Adultos (Ed. Com-Arte/USP). Atualmente, divide seu tempo entre os cuidados com os filhos e os atendimentos clínicos e institucionais. Também atua como colaboradora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (FMUSP), onde empreende oficinas teatrais para crianças e adolescentes em tratamento. Na Casa Curumim, oferece sessões de Psicopedagogia e Orientação Familiar.