23 nov Temas em Pediatria

Relato sobre sono


Relato de Lilian Yuri Okada, mãe da Nina (atualmente com 11 meses) sobre Consultoria do sono para recém nascidos (oficina soninho bom do bebê de 0 a 6 meses).

image3

Consultoria realizada pela consultora do sono Maiana Rappaport, psicóloga e psicanalista, iniciada quando minha filhinha Nina tinha 2 meses de vida e acompanhada até os 4 meses de vida

“O aspecto mais importante no apoio dado pela Consultora de Sono primeiramente foi a escuta. Para mim, foi bastante acolhedor tê-la auxiliando em minhas dúvidas, não se limitando apenas às questões do sono, englobando também a saúde geral da bebê e a da mãe.

As orientações sobre desenvolvimento geral foram importantes porque determinados estágios no qual o bebê se encontra tem implicações em sua rotina de sono. Assim, entendendo o contexto e fase em que a bebê estava, pudemos atender de forma mais efetiva as necessidades dela.

As informações sobre os estágios e saltos de desenvolvimento, além de interessantes, nos permitiram ser empáticos com a Nina e nos ajudaram a lidar melhor com ela. Mais especificamente, sobre as questões do sono, foi fundamental entender o ciclo e janelas de sono do bebê e as orientações de como proceder. Outro ponto importante foi chamar a atenção para o fato de que, normalmente, atribuímos ao bebê o nosso ritmo de sono, mas que é necessário acompanhar o ritmo do bebê para depois, de forma muito vagarosa, encaixá-lo em nosso ritmo.
Seguir as orientações contribuiu não apenas para o bem estar da bebê, mas também para a redução de estresse da família toda, em especial da mãe, que passa a maior parte do tempo com o bebê.

A consultora enfatizou a importância da saúde física e mental da mãe para que ela cuide melhor do bebê. Ressaltou a importância de dormir sempre que possível e procurar relaxar com técnicas de automassagem.

No caso da Nina, que não havia uma questão crítica em relação ao sono, apesar disso, a consultoria foi de grande valor para nós, pais. Tínhamos quase que total desconhecimento das informações referentes às questões do sono que a consultora nos trouxe (ciclo, quantidade de horas necessárias, importância do sono, comportamento médio dos bebês, etc). Informações simples, dadas de forma precisa e clara que foram fundamentais para ajustarmos nossa conduta com a Nina. A partir dessas informações, surgiram outras dúvidas que foram esclarecidas pela consultora no período do contrato, respeitando as necessidades da Nina.

image2

Por ser muito novinha, o ritmo e padrão de soneca da Nina eram inconstantes o que gerava uma certa angústia em como lidar, às vezes dormia muito, outras vezes lutava contra o sono chegando à exaustão. A consultora mostrou-se sempre à disposição para tirar nossas dúvidas e nos tranquilizar.

Nossa experiência com a Nina em relação ao sono tem sido muito melhor depois que seguimos as orientações da consultora. Talvez, se não tivéssemos tido tais orientações, estaríamos enfrentando agora uma situação mais difícil de lidar. Por exemplo, poderíamos ter estabelecido um ritmo prejudicial à qualidade de sono dela ou “viciá-la” a dormir somente em determinadas condições não favoráveis aos pais, como o colo. A Nina é uma bebê atenta e desperta, dorme pouco, mas atualmente temos propiciado situações e ritmo para que ela tire sonecas mais longas durante o dia.”

Deixe seu comentário